Curiosidades

As 75 malas de Ellen J. Weege Vollmer

Você sabe como viviam as pessoas antigamente? Embarque nessa viagem ao tempo, com Ellen J. Weege Vollmer.

Nascida em 17 de dezembro de 1928 na antiga Maternidade Johannastif, de Blumenau, a sagitariana Ellen J. Weege Volmer está longe de ser apenas uma senhora da sociedade. Viúva de Harald Vollmer, tem três filhos (Gunnar, Ina e Rosima), dois netos (Thomas e Martin) e um bisneto (Otávio). Estudou na Escola Nova Alemã, hoje Colégio Pedro II, e na Escola Alemã de São Paulo, hoje Visconde de Porto Seguro.

Trabalhou por muitos anos na Maju, empresa que sua mãe, Cecília Weege Lischke, fundou em 1953 e criou em 2010 o Museu de Hábitos e Costumes, em Blumenau. Era o lugar que faltava para ela exibir todos os objetos que ganhou da avó e da mãe e que estavam guardados em 75 malas. O incentivo veio da amiga Sueli Petry e o apoio, do empresário Wander Weege, que ligou para Ellen e se ofereceu para bancar o museu. Localizado no antigo casarão do Comércio de Gustav Salinger, no início da Rua XV de Novembro, ele abriga hoje mais de 5 mil objetos.

Apresenta um acervo que permite ao visitante viajar no tempo, muitas vezes revivendo cenas de sua infância ou de seu passado. As exposições de longa duração do Museu de Hábitos e Costumes dividem-se em 13 temáticas relacionados aos costumes da região, como as vaidades femininas, o casamento, o costume ou a necessidade da costura e bordado, roupas íntimas, brinquedos das mais distintas épocas, móveis, utensílios para o lar.

Essa riqueza faz parte da nossa cidade!

Fontes: http://wp.clicrbs.com.br/fernandanasser/2012/10/20/ellen-j-weege-vollmer-orgulho-e-tradicao-alema/?topo=52,2,18,,159,e159

http://www.fcc.sc.gov.br/patrimoniocultural/?mod=pagina&id=14613

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *